Graff Lesedi O Rona é o maior diamante já certificado pelo Instituto Gemológico da América com a pureza e cor dos mais excepcionais. O maior diamante de corte quadrado em esmeralda da história. Seu peso: 302,37 quilates.

A Casa Graff, cortou e poliu a maioria das 20 maiores diamantes do mundo descoberto neste século, revelou o Lesedi La Rona de uma áspera diamante 1.109 quilates adquirida em setembro de 2017.

Descoberto na mina de Karowe, no Botsuana, este diamante bruto é o segundo maior diamante bruto do mundo descoberto nos últimos 100 anos e o maior diamante do mundo, oferecendo inegáveis ​​qualidades de gemas. A pedra bruta foi nomeada Lesedi La Rona, que significa “Nossa luz” em Tswana, a língua oficial do Botswana.

Utilizando as mais avançadas tecnologias avançadas, os gemólogos de Graff puderam explorar, no interior do diamante bruto, as várias informações fornecidas para rastrear, através de um labirinto de imperfeições, os diferentes cortes que seriam para dar à luz os diamantes mais puros e importantes.

Após vários meses de análise, e a extraordinária experiência de Laurence Graff, convencida de que era possível alcançar um peso excepcional, foi estabelecido um plano para o tamanho e o polimento de Lesedi La Rona.

Demorou cerca de cem horas para polir apenas a faceta da mesa (a faceta no topo do diamante). No momento em que o refinamento final das facetas ocorreu, mais de 18 meses se passaram, o diamante passando pelas mãos de uma equipe altamente qualificada de gemologistas e mestres artesãos compartilhando décadas de experiência.

Além de Graff Lesedi La Rona, um total de 66 diamantes “satélites” também foram polidos a partir de diamantes em bruto, variando em peso de menos de 1 quilate até mais de 26 quilates. Cada diamante é gravado Graff, Lesedi La Rona e seu número exclusivo GIA e vem com um certificado de autenticidade de Graff e GIA (Instituto Gemológico da América).