Marca britânica que continua produzindo automóveis clássicos, a Morgan se prepara para, também ela, entrar na mobilidade elétrica. O Wheeler elétrico chega em 2018, com autonomia para quase 200 km.

Histórica marca automóvel britânica, que tem no seu esportivo de três rodas Wheeler o produto mais diferenciado, a Morgan prepara-se para entrar numa nova fase da sua existência, marcada – a exemplo de muitos outras montadoras; pela propulsão elétrica. O primeiro produto desta nova era é o Morgan EV3, a surgir já no próximo ano, com uma autonomia anunciada de 193 km.

Tendo por base o já conhecido Wheeler, o Morgan EV3 foi desenvolvido em conjunto com a tecnológica britânica Frazer-Nash Energy Systems, que equipou o modelo com um motor elétrico, refrigerado a líquido e alimentado por um pack de baterias de iões de lítio de 21 kWh, e com 57 cv de potência.

Apesar da colocação deste novo e pesado sistema propulsor, o EV3 registra um peso abaixo dos 500 kg, valor que representa também uma redução face aos 525 kg do Wheeler com motor de combustão. Ainda que os méritos pelo emagrecimento devam ser também atribuídos à utilização de fibra de carbono na fabricação dos painéis da carroceria, sendo esta a primeira vez que a Morgan recorre a este material.

Embora o fabricante não tenha divulgado quaisquer dados relativos a velocidade ou consumo, aquando da apresentação do concept, a Morgan não deixou de garantir que a versão de produção deveria ser capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 9 segundos, com a velocidade máxima a surgir aos 145 km/h. Já o mesmo modelo, mas com motor de combustão, anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 8,8 segundos, além de uma velocidade máxima a rondar os 185 km/h.