O novo Audi Q3 substitui o atual, lançado em 2011. Conta com um visual mais esportivo, tecnologia de última geração e uma ampla variedade de motorizações, aspectos que o colocam em pé de igualdade com as propostas das marcas BMW, Mercedes-Benz e Volvo.

Exterior e interior

O design exterior do novo Q3 inclui características encontradas nos outros modelos da Audi recentemente apresentados. É caracterizado por linhas que criam um visual atlético e robusto, adjetivos que são realçados pelos para-lamas protuberantes. De perfil, o novo SUV assemelha-se a um Q8 de menores dimensões. A grade dianteira é composta por 10 lâminas verticais e os faróis LED são parecidos com os do A3 Sportback. A nova geração Q3 é maior que a atual, é 9,65 cm mais comprida e os eixos estão separados por mais 7,6 cm.

Rodas de 20 polegadas são oferecidas como opção. Clientes podem escolher uma seção inferior em tom contrastante com o do resto da carroceria, o que cria a ilusão de uma distância ao solo ampliada.

O interior também foi influenciado pelo Q8. O console central não integra dois ecrãs tácteis, mas apresenta uma configuração sóbria de essência premium que evoca o habitáculo tecnologicamente avançado do topo de linha de grandes dimensões. Apple CarPlay e Android Auto fazem parte do equipamento de série, tal como as 4 entradas USB (2 à frente e 2 atrás) e a saída de 12 volts.

Em termos de espaço, a novo modelo supera o atual, pois beneficia das vantagens conferidas pela plataforma MQB do Grupo Volkswagen. O banco traseiro pode ser deslizado 15 cm na horizontal, quando colocado na posição mais próxima da seção dianteira, permite levar 675 litros de carga no porta-malas, valor que passa para os 1.525 litros com os encostos rebatidos.

O Audi Q3 integra a mais recente tecnologia de assistência à condução, como por exemplo frenagem de emergência automática, aviso de tráfego lateral e assistente de faixa, o que promove a segurança dos ocupantes.

Motorizações

A Linha de motores é composta por uma variedade de sugestões diesel e a gasolina. O SUV de entrada conta com o motor a gasolina TFSI 35, um bloco de 4 cilindros e 1.5 litros capaz de desenvolver 150 cv de potência. O catálogo inclui dois blocos a gasolina de 2.0 litros, o TFSI 40 de 190 cv e o TFSI 45 de 230 cv, e ainda dois blocos diesel, ambos de 2.0 litros, o TDI 35 e o TDI 40 de 150 cv e 190 cv, respectivamente. Uma caixa automática de 7 velocidades, um sistema de tração integral quattro, e suspensão adaptativa fazem parte do equipamento de alguns SUV’s.

Um sistema de manobrabilidade dinâmica também faz parte do equipamento, permite escolher entre 6 modos diferentes de condução, AutoComfortDynamicOff-RoadEfficiency e Individual. 

O SUV chega ás concessionárias europeias em Novembro. Ainda não temos a previsão da chegada deste novo veículo no mercado brasileiro e se estará presente no Salão Internacional do Automóvel que acontecerá em Novembro em São Paulo.

Galeria de Imagens: