Se você sempre quis explorar de perto a história da Alemanha, então o próximo Dia do Patrimônio, que ocorrerá em 10 de setembro próximo, oferece a oportunidade perfeita. Este evento nacional, que atrai milhões de pessoas a cada ano, foi realizado pela primeira vez em 1993 e é gerido pela Fundação Alemã para Proteção de Monumentos. Na data, são abertas as portas de edifícios e sites de interesse histórico em toda a Alemanha, que normalmente ficam fechados ou apenas parcialmente acessíveis ao público. É uma ótima maneira fantástica de aprofundar o passado e obter novos conhecimentos.
É possível dar um passeio pela cidade medieval de Quedlinburg, patrimônio cultural da Unesco, por exemplo, ou olhar para tesouros perdidos há muito tempo, como um botom encontrado no “túmulo 292” em Aschheim, na Baviera. Alternativamente, dirija-se a Eichenzell, em Hessen, para descobrir o que liga a porcelana à filha de um Tsar … O “poder e o prestígio”, o tema do Dia do Patrimônio deste ano, promete muitas surpresas e histórias sensacionais.
Uma rara oportunidade de espreitar os bastidores
Nas visitas guiadas organizadas especialmente para o evento, arqueólogos, restauradores, conservacionistas e artesãos apontarão detalhes que, de outra forma, estão escondidos do observador casual. Eles mostram como os criadores desses lugares – que vão de igrejas, abadias e torres a cantos escondidos – procuraram transmitir beleza, prosperidade e poder em seu uso de materiais, formas e estilos artísticos e até na escolha da localização.
Outra atração é o Heritage Day, que tem sua abertura oficial na cidade de Oldenburg, na Baixa Saxônia, aonde pode-se descobrir mais sobre o que os curadores e conservacionistas fazem e os métodos e técnicas que eles usam.
A lista completa de mais de 7.000 lugares participantes pode ser encontrada aqui: http://www.tag-des-offenen-denkmals.de/.
Auditório do Beethovens Haus, em Bonn
Capela católica de Saint Joseph, em Mettlach
Centro histórico de Lemgo
Detalhe de casa em Vlotho
Esplendoroso quarto do castelo Burgk
Livraria da abadia beneditina de Amorsbach
Prédio característico no sofisticado bairro de Charlottenburg, em Berlim
Deixe um comentário