O Dia Mundial do Vinho do Porto, um dos maiores ícones da viticultura portuguesa, é comemorado nesta sexta-feira (10). Este vinho, produzido exclusivamente na Região Demarcada do Douro, no norte de Portugal, é intenso em todas as características. Além da Denominação de Origem, este vinho recebe a adição de aguardente vínica (bebida feita por meio da destilação do vinho) durante o processo de elaboração, tornando um estilo único e tradicional. Para celebrar, o Empório Santa Maria selecionou uma série de opções deliciosas e requintadas que tem tudo a ver com a data:

Quinta do Crasto
Late Bottled Vintage (R﹩ 329,00)
O Late Bottled Vintage (LBV) é um vinho do Porto de uma só colheita, engarrafado após 4 a 6 anos de envelhecimento em tonéis de carvalho português. Caracteriza-se pela cor rubi escura, aromas a frutos vermelhos e boca com boa concentração e persistência. São engarrafados sem qualquer filtração, garantindo características e permitindo uma boa evolução na garrafa. Recomenda-se que sejam decantados antes de serem servidos. Harmoniza bem com sobremesas à base de chocolate, frutas vermelhas e queijos salgados.

Vinho Taylor’s Porto Tawny 10 anos
Fine Ruby (R﹩ 143,90)
Chip DRY (R﹩ 241,90)
Fine White (R﹩ 147,90)
Taylor é uma vinícola familiar do Douro, reconhecida pela excelência dos Vintages e que durante os séculos vem contribuindo para o engrandecimento do vinho do Porto. O Tawny 10 Anos é envelhecido em cascos de madeira de aproximadamente 630 litros de capacidade, por uma média de 10 anos. Durante este tempo, perdem a cor escura inicial e ganham o delicado tom aloirado (“tawny”), do qual o vinho toma o nome. Aveludados e elegantes, combinando delicadas notas de madeira com ricos aromas de fruta madura. Contém aroma de frutos silvestres maduros com delicados frutos secos e subtis e melosas notas de chocolate, leite condensado caramelizado e madeira fina de carvalho. Já o paladar é macio e sedoso, cheio de figos maduros que persistem no longo final. Harmonização pode ser feita com queijos maturados, mix de nuts ou sobremesas à base de castanhas.

Vinho do porto Quinta das tecedeiras vintage 2014 (R﹩ 199,00)
Situada na margem esquerda do rio Douro, na prestigiada sub-região de São João da Pesqueira, a Quinta das Tecedeiras foi lançada como marca em 2001. Este vinho tinto amadurece por 3 anos em barricas de carvalho, cuidadosamente feitas em cascos de carvalho francês usados, motivo pelo qual a cor adquire envolventes tons castanhos-escuros. Próprio para acompanhar um queijo azul como Roquefort. Caso prefira um doce então pode pedir um verdadeiro cheesecake que a harmonização será perfeita. Indicado servir a uma temperatura de 16-18°C para melhor aproveitamento.

Taylor’s Fine White (R﹩492,00)
O Taylor’s Fine White é um lote de vinhos produzidos a partir de uvas brancas, que crescem principalmente nas cotas mais altas do Vale do Douro. As castas usadas incluem a Arinto, Boal (Sémillon), Codega, Esgana Cão, Folgasão, Gouveio, Viosinho e Rabigato. Os vinhos estagiam em tonéis de madeira por cerca de três anos, onde adquirem suavidade e carácter. São depois lotados para produzir um vinho do Porto branco rico, num estilo tradicional encorpado e suave. O visual é dourado profundo, aroma rico e perfumado, com fruta doce e toques de mel e madeira. O paladar é encorpado, aveludado, longo e saboroso no final. Tradicionalmente servido fresco, como aperitivo. Também pode beber-se num copo alto, com gelo, água tónica e uma folha de hortelã. Acompanhado de amêndoas salgadas ou azeitonas, é o aperitivo perfeito.

Vinho do Porto Valdouro Porto Tawny (R﹩ 99,00)
Elaborado com as melhores castas portuguesas cultivadas no alto Douro, este vinho revela a evolução com notas de figos secos, tâmaras e especiarias. Fundada em 1865 por Theodor Wiese e Dankert Krohn, dois jovens noruegueses que conheciam profundamente o vinho do Porto. No início, exportavam para Escandinávia e Alemanha, mas, em pouco tempo, conquistaram muitos outros países com seus vinhos de alta qualidade. Desde 1933 a empresa está aos cuidados da família Falcão Carneiro e é uma das poucas que estão em mãos portuguesas. Perfeito para ser apreciado sozinho ou com um tradicional pudim de leite.

Sobre o Empório Santa Maria
Fundado em 1993 pela família Piva de Albuquerque, o Empório Santa Maria trouxe o conceito de mercado gourmet para a cidade de São Paulo, reunindo um portfólio de itens premium que vão desde selecionadas hortaliças a ingredientes importados, como pães, vinhos, queijos, azeites e até peças de decoração. Não demorou para o Santa Maria tornar-se referência de sofisticação entre os mercados da cidade e destino certo para os amantes da boa gastronomia. Em 2007 o mercado foi adquirido pelo grupo St Marche, que comanda a gestão até hoje.

Serviço
Endereço: Av. Cidade Jardim, 790 – Jardim Paulistano, São Paulo
Telefone: (11) 3706-5211 e (11) 3706-5210
Horário de funcionamento:
Segunda à sábado das 7h às 22h
Domingos e feriados das 7h às 21h
Horário exclusivo para idosos: das 7h às 8h