Por ocasião do Dia Mundial da Vida Selvagem, o Emirates Group reafirmou seu compromisso de longa data com a proteção da vida selvagem e dos habitats. O Grupo também destacou os esforços de conservação em toda a organização no Fórum Ambiental online com seus funcionários globais.

Durante o fórum, especialistas da Reserva de Conservação do Deserto de Dubai, da Emirates One&Only Wolgan Valley na Austrália e Emirates SkyCargo falaram sobre o trabalho que está sendo realizado para proteger as espécies em risco de extinção e os habitats em Dubai, os esforços de restauração após os incêndios florestais na Austrália e como a companhia aérea atua para impedir o tráfico de animais selvagens em sua rede.

Além de reduzir as emissões e consumir com responsabilidade, a preservação da vida selvagem e dos habitats é um dos três pilares da estratégia de sustentabilidade ambiental do Emirates Group. O Grupo acredita que as gerações futuras deveriam gostar de ver a vida selvagem em seus habitats e que a beleza e a biodiversidade do mundo são uma inspiração para as viagens.

Assista a um vídeo curto aqui sobre o compromisso da Emirates com a preservação da vida selvagem.

Reabilitação da vida selvagem e habitats naturais

Desde 2003, o Emirates Group financia e apoia a Reserva de Conservação do Deserto de Dubai (DDCR), que ocupa a área de 225 km2, um habitat protegido no deserto que abriga mais de 560 espécies diferentes e onde 31 mil árvores nativas foram plantadas. A DDCR desempenha um papel importante na preservação do ambiente desértico único de Dubai, incluindo sua flora e fauna nativas.

Entre suas realizações está o programa bem-sucedido de reintrodução de animais na DDCR, que começou em 1999. Desde então, o programa aumentou para mais de 1.300 a população de animais ungulados, incluindo o órix árabe, a gazela árabe e a gazela da areia. Os programas de reintrodução tiveram tanto sucesso que desencadearam o processo de realocação de algumas espécies para outras áreas protegidas da região. Além disso, mais de 2.800 abetardas de houbara, ou abetardas de MacQueen, foram reintroduzidas na DDCR, enquanto outras espécies importantes de pássaros, como a coruja-águia faraó e o abutre-real, residem na reserva e algumas aves são monitoradas por satélite usando etiquetas.

A DDCR é líder regional em pesquisas ecológicas, colaborando ativamente com instituições de ensino e pesquisa locais e internacionais, que já concluíram mais de 30 projetos de biodiversidade até o momento. A DDCR também promove o turismo sustentável e oferece experiências autênticas no deserto, enquanto educa os visitantes sobre a natureza delicada e o patrimônio vivo de Dubai. Antes da pandemia, a reserva recebia de forma responsável cerca de 290 mil turistas por ano, tornando-se a área protegida mais visitada da região.

Na Austrália, a Emirates apoia a proteção da vida selvagem e da mata australiana há mais de 12 anos por meio da área de conservação Emirates One&Only Wolgan Valley, localizada na região de Greater Blue Mountains, considerada Patrimônio da Humanidade.

A Emirates One&Only Wolgan Valley mantém um forte compromisso com seu programa carbono neutro, ampliando suas iniciativas ambientais e patrimoniais. Após os incêndios florestais no início de 2020, que afetaram uma parte da região Blue Mountains, as equipes da One&Only Wolgan Valley iniciaram a regeneração da paisagem e o trabalho de restauração de habitat foi intensificado no resort com várias “Áreas de Recuperação de Habitat” identificadas como fonte de dados ambientais usados para monitorar a renovação gradual da vida selvagem e dos ecossistemas.

As partes da paisagem que foram impactadas tiveram uma rápida recuperação e a biodiversidade da vida selvagem e os ecossistemas foram amplamente preservados. Na última década, foi construído um banco de sementes de mais de um milhão de sementes, representando 25 espécies nativas, com a ajuda de guias de campo, funcionários do hotel e hóspedes da propriedade. Essas mudas agora desempenham um papel fundamental no repovoamento de áreas danificadas, ajudando a recriar a complexidade dos habitats naturais de insetos, répteis e pequenos marsupiais que foram afetados pelos incêndios florestais.

Além disso, está sendo feito um mapeamento de árvores ocas importantes da propriedade, algumas com mais de 150 anos, para coletar informações e fornecer informações gerais sobre o impacto dos incêndios florestais em diferentes espécies que buscavam refúgio naquela área. Outros projetos incluem a restauração de habitats com a ajuda de hóspedes, o que envolve a organização de materiais para melhorar a complexidade do habitat. Isso ajuda a criar abrigos e corredores de animais selvagens, que são essenciais para ajudar as populações de animais e insetos a prosperar após os incêndios florestais.

Alerta para impedir o tráfico ilegal de animais selvagens

A Emirates SkyCargo se tornou líder global na luta contra o tráfico e a exploração ilegal de animais selvagens. Em 2016, a Emirates assinou a Buckingham Palace Declaration e se juntou a United for Wildlife Transport Taskforce na luta contra o comércio ilegal de animais selvagens. Além disso, é parceira da ROUTES (Reducing Opportunities for Unlawful Transport of Endangered Species).

A Emirates SkyCargo adotou uma política de tolerância zero no comércio ilegal de animais selvagens, que incluem felinos maiores, elefantes, rinocerontes e pangolins, entre outros tipos de animais contrabandeados, e implementou uma proibição total de troféus de caça para os quatro principais animais, mesmo nos casos em que a carga seja considerada legal de acordo com as regras da CITES*.

A Emirates SkyCargo também investe em campanhas de conscientização, educação e treinamento para suas equipes sobre questões associadas ao comércio ilegal de animais selvagens. As equipes de carga são treinadas para detectar sinais de alerta de contrabando de produtos da vida selvagem durante o transporte e a triagem da carga. Isso inclui a verificação de documentos, o exame do contêiner ou gaiola e a confirmação da autenticidade das licenças CITES*. Os funcionários de toda a empresa são incentivados a relatar atividades suspeitas usando canais internos designados para investigação, e as informações coletadas são compartilhadas com as autoridades competentes e usadas para beneficiar a coleta de dados em todo o mundo para fins de prevenção do tráfico de animais selvagens.

Com a colaboração da alfândega de Dubai, da polícia de Dubai e de outras autoridades em todo o mundo, a Emirates SkyCargo ajuda a interceptar vários cargas ilegais de animais selvagens desde 2017.