A TÜV Rheinland, provedora global de serviços de testes, inspeção e gerenciamento de projetos, ampliou sua liderança em sustentabilidade com o reconhecimento do seu Selo Green Product pelo Green Building Council (USGBC), dos Estados Unidos. Com esta distinção, o selo passa a considerar os requisitos de baixas emissões de Compostos Orgânicos Voláteis (COV) em produtos e materiais, colaborando para que seus clientes busquem a certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental).

O anúncio é o último de uma série recente de sucessivos reconhecimentos do Selo Green Product da TÜV Rheinland. Eles incluem a avaliação da congênere Global Ecolabelling Network, uma recomendação por parte da U.S. Environmental Protection Agency (EPA) para uso em projetos de aquisições federais, a adoção do selo pela International Trade Center’s Standards Map, bem como seu uso na iniciativa de compras sustentáveis ​​doUnited Nations Environment Programme.

“A LEED é a certificação mais popular do mundo para edifícios verdes, e tem sido amplamente adotada pelos incorporadores imobiliários e proprietários de edifícios para documentar o seu compromisso com a sustentabilidade. Com o reconhecimento USGBC, todos os clientes que possuem o Selo TÜV Rheinland Green Product receberão, automaticamente, três pontos de crédito no sistema de classificação LEED, dentro da categoria de materiais combaixas emissões de Compostos Orgânicos Voláteis, simplificando e acelerando o processo de certificação LEED, sem comprometer o desempenho de sustentabilidade”, afirma Holger Kunz, Vice-Presidente Executivo da Área de Produtos da TÜV Rheinland.

O Selo Green Product é um sistema de rotulagem ambiental voluntária com base em indicadores resultantes de considerações sobre o ciclo de vida dos produtos. Projetado para comunicar informações precisas e verificáveis ​​sobre os aspectos ambientais dos produtos, o certificado Green Product oferece aos consumidores e compradores uma orientação clara para ajudá-los a escolher produtos com menor impacto ambiental.

A TÜV Rheinland continua a ultrapassar as fronteiras da sustentabilidade e a construir reconhecimento mundial por sua rede global de parceiros do Selo Green Product. De acordo com Kunz, a organização está continuamente buscando afiliações com organizações nacionais, regionais e internacionais que defendam compras sustentáveis ​​e que promovam a adoção do Selo Green Product.

Outros passos que a empresa vem tomando incluem a organização de guias de fácil compreensão sobre rótulos ecológicos da TÜV Rheinland, destinados a educar os compradores e fabricantes.

Sobre a TÜV Rheinland

O Grupo TÜV Rheinland é líder em certificações, inspeções, treinamentos e gerenciamentos de projetos. Fundada na Alemanha em 1872, com o objetivo de proteger os trabalhadores de acidentes ocorridos nas instalações de caldeiras a vapor, a empresa desde então tem-se especializado em todos os tipos de serviços relacionados com a qualidade, a segurança técnica e de proteção do homem e do meio ambiente.

A empresa emprega atualmente mais de 20 mil colaboradores, gera receitas anuais acima de € 1,9 bilhões e está presente em 69 países, onde estão distribuídos mais de 200 laboratórios. Sua trajetória de 145 anos é marcada pela seriedade, profissionalismo e independência, buscando um desenvolvimento sustentável no que diz respeito à qualidade e segurança de forma a superar os desafios decorrentes da interação entre o Homem, a Tecnologia e o Meio Ambiente.

No Brasil, possui mais de onze mil certificados ativos e atende a mais de 1.500 clientes dos mais diversos setores. Acreditada pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), do Ministério das Comunicações, e pela CGCRE/INMETRO, a TÜV Rheinland possui ainda forte atuação junto aos setores de telecomunicações, tecnologia da informação, eletrodomésticos, máquinas, produtos médicos e domésticos; produtos alimentícios, indústria automobilística e de autopeças, entre outros. Seus especialistas também estão aptos a avaliar Sistemas de Gestão, processos de TI (Tecnologias de Informação) e dos negócios de maneira global, de acordo com normas reconhecidas internacionalmente ou com base em critérios de desempenho individual. Com a TÜV Rheinland Akademie, oferece um portfólio variado de cursos em diversas áreas, em modernas instalações estrategicamente localizadas em todo o Brasil, assim como treinamentos in company personalizados, alinhados às tendências de mercado e com foco na excelência profissional.

Na área de infraestrutura, a TÜV Rheinland é uma das empresas líderes em engenharia consultiva e gerenciamento de empreendimentos no país e possui mais de 40 anos de experiência em projetos de grande porte na América Latina, desenvolvendo para os clientes funções-chave de planejamento, programação, controle e supervisão da execução de empreendimentos. Website: www.tuv.com