Tecnologia e edições comemorativas podem ser as definições dos lançamentos da TAG Heuer durante a LVMH Watch Week deste ano. Após a apresentação dos produtos na semana passada em Singapura, o evento acontece nesta semana em Nova York.
Dentre os seis lançamentos está o TAG Heuer Carrera Chronograph 60th Anniversary, que celebra as seis décadas do Carrera. Com apenas 600 peças fabricadas, restam poucas unidades à venda. Com mais unidades disponíveis e chances de compra são o novo Aquaracer, movido a energia solar e modelos para esportistas, sejam automobilistas, golfistas ou entusiastas de trilhas e escaladas.
As seis décadas do Carrera
Lançado em 1963, o modelo Carrera definiu o gênero cronógrafo de relógio de pulso por seis décadas. Usado por lendas do esporte a motor e estrelas de cinema, de James Hunt na década de 1960, a Mick Jagger na década de 1970, e a Ryan Gosling hoje, a peça é celebrada com uma edição comemorativa limitada de 60 anos com 600 unidades.
Para o lançamento, as equipes de design e engenharia da TAG Heuer optaram por retornar a um dos mais colecionáveis de todos os Carreras vintage, o 2447 SN de referência do final da década de 1960.
O 2447 SN tinha um mostrador prateado com submostradores pretos — um panda — como observado em sua nomenclatura: “SN” significava silver e noir, ou “prata” e “preto”, uma mistura de inglês e francês que ainda hoje parece curioso.
A visão por trás do Carrera era criar um instrumento de corrida a partir do qual os tempos de volta pudessem ser facilmente registrados, sem espaço para distração e legibilidade absoluta do mostrador de alto contraste.
Com base no sucesso dos primeiros Carreras, o 2447 SN melhorou ainda mais a legibilidade de relance com toques de design inteligentes. Eles incluíam listras nos marcadores de horas para dar-lhes clareza extra, ponteiros de horas e minutos com listras no centro para o mesmo efeito, paradas duplas em 12 para que ficasse claro quando o cronógrafo foi zerado e ponteiros brancos e marcações nos contadores pretos para torná-los ainda mais visíveis.
Já o TAG Heuer Carrera Chronograph 60th Anniversary é uma reinterpretação fiel do Carrera 2447 SN.
As cores são levantadas diretamente do vintage para o novo, incluindo as listras pretas nos ponteiros centrais e marcadores de horas, as paradas duplas no 12 e, claro, os contadores pretos com marcas brancas de alto contraste.
O logotipo vintage Heuer também está no lugar, com o nome Carrera acima dele em um mostrador escovado sunray prateado. Até mesmo o contador às 6 horas carrega a palavra “suíço”, marcando o status de Swiss Made do relógio. Em um jogo ‘encontre a diferença’, alguns observadores notarão que os contadores de 60 minutos e 12 horas estão invertidos, bem como a subtração do T do mostrador que designava trítio radioativo no relógio original. Este foi substituído pelo contemporâneo Super-LumiNova no novo modelo.
Ao redor do mostrador há uma caixa de aço polido de 39 mm, coberta por uma “caixa de vidro” de perfil elevado em cristal de safira, que, juntamente com os impulsionadores vintage, o lume bege e o anel de tensão fino ao redor da borda externa do mostrador, dá ao relógio muito do seu visual retrô.
Deixe um comentário