A Audi vem usando o transporte ferroviário “DBeco Plus” ecológico para seus carros desde 2010 . A partir de 1 de agosto daquele ano, os chamados “trens verdes” viajam de Ingolstadt para o porto de Emden, no Mar do Norte. A Audi é, portanto, a primeira empresa a usar trens que funcionam com eletricidade verde. E desde 2012, “trens verdes” vem transportando carros para Emden também da usina Audi em Neckarsulm. Até agora, quase 1.600.000 automóveis foram transportados e 63.000 toneladas de emissões de CO2 foram evitadas.
“Com esta transição, estamos reduzindo significativamente as emissões de CO2 de nossas operações logísticas e estamos contribuindo de maneira sustentável para a proteção climática”, afirma Heiko Schultz, diretora de Logística de Transportes da AUDI AG. Sete anos após o início do projeto, todo o transporte Audi com DB Cargo para as duas fábricas da Alemanha está agora sem CO2. Isto aplica-se não só aos trens que deixam as duas fábricas alemãs (de saída), mas também todo o transporte ferroviário de mercadorias que chegam às fábricas (entrada), incluindo componentes de produção e materiais de fornecedores. Cada dia, aproximadamente 25 trens são carregados ou descarregados com materiais e carros nas duas plantas. “Estamos satisfeitos por sermos a primeira empresa de logística ferroviária a tornar nossas operações de transporte livres de CO2 e, assim, dar uma importante contribuição para o objetivo da produção neutra em CO2 da Audi”, acrescentou Jens Nöldner, CEO da DB Cargo Logistics GmbH.
A DB Cargo calculou primeiro o requisito específico de energia para as operações de transporte do seu produto “DBeco plus”. Para o transporte ferroviário real, a DB Cargo substitui completamente a quantidade de energia necessária com eletricidade verde, que é obtida exclusivamente a partir de fontes de energia renováveis ??na Alemanha. A DB Cargo realiza assim os seus serviços de transporte para Audi sem CO2 e, adicionalmente, investe dez por cento da receita no desenvolvimento de instalações para produzir ou armazenar eletricidade regenerativa. Isso significa que o clima é duplamente protegido pelo seu transporte para a Audi.
Com a transição para o transporte ferroviário, a Audi está buscando seu objetivo de tornar a fabricação de automóveis completamente neutra em CO2 no futuro. Em 2014, a Audi foi a primeira empresa a ter sua pegada de CO2 certificada de acordo com a norma ISO 14064, e usa os resultados dessa certificação para obter medidas contínuas para reduzir sua pegada ambiental. A empresa analisou detalhadamente as emissões durante todo o ciclo de vida de um automóvel e, em seguida, derivou medidas adequadas para garantir novas reduções. Especialistas da DEKRA Certification GmbH e da DEKRA Certification Inc. examinaram e confirmaram as fontes de dados e os cálculos sobre os quais se baseou.
G
Deixe um comentário