Uma Expedição pelo conforto.
No cimo da Serra da Estrela há uma Casa que é um Hotel. Uma Casa envolvida por aromas de jasmim, urze, rosmaninho e alecrim. Uma Casa revestida pelo burel e pela lã que cresce nos vales que dão sentido à amplitude dos horizontes.
Em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, na belíssima estância de montanha das Penhas Douradas, encontra-se a Casa das Penhas Douradas Expedition Design Hotel, um hotel de charme verdadeiramente único, especial e incontornável onde a montanha se sente no ar fresco e puro, no silêncio absoluto e na natureza indomada que o rodeia.
O hotel nasceu em 2010 nas Penhas Douradas, a primeira estância de montanha em Portugal, concebida pelo médico Sousa Martins na sequência da Expedição Científica de 1881 realizada pela Sociedade de Geografia de Lisboa à Serra da Estrela, que o considerou o lugar mais saudável de Portugal. 130 anos depois a Casa das Penhas Douradas vem retomar o conceito: a expedição que revelou este lugar inexplorado, enquanto deu destaque ao design e ao conforto.
Com um design inspirado na arquitetura local através da utilização de materiais naturais, como a cortiça e a madeira de bétula, a Casa das Penhas Douradas tem na sua gênese preocupações ambientais alinhadas com os valores do Parque Natural onde se insere para ser mais do que um Hotel de Montanha. É nesta combinação de natureza com o luxo discreto que encontramos no interior, no silêncio, na tranquilidade da Serra e no seu enquadramento único, que o tornam num espaço obrigatório quando visitar a região interior de Portugal e a maior reserva natural do país.
Hospedar-se na Casa das Penhas Douradas é redescobrir a beleza da simplicidade das coisas, o valor do conforto, da subtileza dos pormenores que fazem a diferença, e do design que, no hotel, está por todo o lado. A decoração é feita em linhas suaves e cores harmoniosas que transmitem a sensação de bem-estar e que nos fazem sentir em casa, ainda que tenhamos a Serra toda à nossa frente e um tempo muito próprio que por lá demora a passar.
Com 17 quartos e 1 suite, revestidos a madeira de bétula, todos com vista para a Serra e o recorte das silhuetas das montanhas. O ambiente é intimista e de muito conforto, com tudo o que é necessário para uma experiência verdadeiramente especial.
A hospitalidade é evidente assim que chegamos, uma simpatia acolhedora que nos reconforta e nos faz apreciar ainda mais a estadia. Quando chega tem sempre à sua espera uma chávena de chá e uma fatia de bolo acabado de fazer. Só tem que os tomar enquanto se perde nas vistas e deixar que alguém se ocupe das malas para que a sua preocupação se resuma a descansar.
Na Serra da Estrela as cores ditam as estações do ano: os amarelos das flores anunciam a primavera com os seus aromas silvestres; os verdes luminosos do verão convidam-nos a percorrer os percursos pedestres que marcámos, a descobrir as Aldeias de Montanha, Aldeias Históricas com uma história antiga de mais de mil anos e a refrescar-nos na água das Lagoas de água transparente que inspira mergulhos e passeios de kayak – fornecidos pelo hotel; os dourados das folhas do outono fazem-nos querer absorver a beleza dos diferentes tons de cor das encostas; e o branco da neve no inverno a sugerir a contemplação da delicadeza de a ver cair enquanto nos enroscamos em frente às lareiras, com uma manta ao colo a ler um livro, ou a desafiar os mais aventureiros para um passeio de trenó.
E se lá fora não faltam motivos para expedições, no interior do hotel temos ainda mais razões para estar em sossego. Um Spa de Montanha que utiliza produtos colhidos à mão diretamente nas encostas da Serra, as Massagens relaxantes, a Sauna e a Piscina Aquecida com vista panorâmica para que possa mergulhar no conforto enquanto acaricia a alma – a não perder a experiencia de estar na piscina rodeados de neve. Tem ainda um restaurante, também ele panorâmico, que dá um novo significado aos sabores regionais para os tornar gourmet, com mão do chef Luís Baena, um dos mais conceituados chefs da cozinha portuguesa.
A 1500 metros de altitude, tudo é diferente!
Burel Factory e Burel Mountain Originals
Perto do hotel, na vila de Manteigas, encontra-se uma fábrica de lanifícios do século XIX reconstruída por nós, do tempo em que a indústria se fazia à mão – a Burel Factory – onde a maquinaria antiga da revolução industrial ainda se faz ouvir a produzir produtos em pura lã, mantas e o burel, um tecido tipicamente português cujas referências remontam ao século XI e que foge agora do imaginário histórico para ser aplicado em peças únicas, tingidas de cores pulsantes com um design contemporâneo, ainda que utilize as técnicas ancestrais passadas entre as gerações locais. A fábrica tem uma vertente museológica e organiza visitas diárias guiadas e tem ainda uma loja onde pode adquirir o que acaba de ver produzir.
E porque a cidade fez um apelo à Serra abrimos 3 lojas com peças de decoração, moda e design de interiores: a Burel Chiado, em Lisboa, na Rua Serpa Pinto nº15-B; a Burel Porto, na Rua de Mouzinho da Silveira nº83; e mais a recente, a Burel Arquitetura, na Rua do Ferragial nº4, em Lisboa. Todas sob a marca Burel Mountain Originals
Galeria de Imagens:
Prêmios Hotel:
• Prêmio “Turismo de Portugal 2008 – Projetos Turísticos de Excelência”, categoria Requalificação de um Projeto Privado, Menção Honrosa;
• Prêmio PUBLITURIS 2008 por “Melhor Turismo em Espaço Rural” em Portugal;
• Prêmio “Turismo de Portugal 2011 – Projetos Turísticos de Excelência”, categoria Qualidade de Serviço;
• Certificado de Excelência 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 TripAdvisor
• Prêmio de Reconhecimento Mais Centro 2013 – CCDR Centro
• PME Excelência