Projetados em total harmonia com a natureza, os ecolodges estão atraindo cada vez mais os turistas brasileiros. De acordo com um levantamento divulgado pela plataforma Booking.com, 51% dos viajantes afirmam que preferem se hospedar em locais que tenham elementos de inovação sustentável e características ambientais em sua essência.

A boa notícia é que há diversos hotéis desse tipo no Brasil e ao redor do mundo. Abaixo, confira algumas opções incríveis.

Juma Amazon Lodge (Brasil)

 

O Juma Amazon Lodge fica em meio selva amazônica, bem no coração da floresta, em Autazes, a aproximadamente 100 quilômetros de Manaus (AM). Ali, os visitantes se hospedam em bangalôs construídos sobre palafitas na copa das árvores. Um dos diferenciais é que as acomodações são ideais para famílias, oferecendo todo o conforto necessário para quem deseja levar os filhos para uma experiência única na Amazônia.

O empreendimento conta com um restaurante próprio, onde é possível provar receitas típicas da região. Atrações como redário, piscina de rio (a única do Brasil) e museu com informações sobre a Amazônia completam a infraestrutura do hotel de selva.

Seguindo o conceito de ecolodge, o Juma Amazon Lodge adota diversas medidas para proteger o meio-ambiente e operar de forma sustentável. Além de contar com usina solar, o empreendimento construiu um sistema de biogás que aumenta a eficiência do tratamento de resíduos orgânicos e reduz significativamente as emissões de carbono.

Tambopata Research Center (Peru)

 

O Tambopata Research Center é um ecolodge situado na Reserva Nacional de Tambopata, na Amazônia peruana. O local conta com 28 acomodações construídas dentro de uma área de floresta totalmente intocada e protegida. Durante a viagem, é possível observar animais como onças, macacos, ariranhas e até harpias.

O complexo também conduz estudos científicos e trabalhos voluntários em prol da Amazônia. As iniciativas visam gerar impacto positivo nas áreas protegidas e utilizar o ecoturismo responsável para gerar benefícios econômicos às comunidades locais.

Longitude 131° (Austrália)

 

O Longitude 131° propõe que os viajantes se hospedem em um camping de luxo (glamping) no deserto australiano. Integradas à natureza local, as acomodações oferecem vistas incríveis para Uluru, formação rochosa gigante considerada sagrada pelos aborígenes da região. O complexo também conta com guias que conduzem excursões e conecta os viajantes a costumes locais por meio das receitas servidas em seu restaurante e dos tratamentos oferecidos no spa.

Vale a pena destacar que o Longitude 131° trabalha com conjunto com organizações locais e agências governamentais para garantir que todas as operações estejam alinhadas aos objetivos de conservação da região. O empreendimento também promove diversas iniciativas de envolvimento construtivo com as comunidades nativas.

Sibuya Game Reserve (África do Sul)

 

O Sibuya Game Reserve é uma ótima opção de hospedagem para quem procura conexão com a natureza na África do Sul. O local conta com tendas espaçosas em estilo africano decoradas com elementos rústicos e muito bem equipadas. Elas ficam espalhadas ao longo de duas áreas abastecidas com energia solar.

Há também suítes mais isoladas, que oferecem fácil acesso aos famosos safáris. A atração é imperdível, já que a região concentra uma das maiores densidades de vida animal do continente, incluindo os famosos Big 5: leão, búfalo, elefante, leopardo e rinoceronte.

The Resort at Isla Palenque (Panamá)

 

O The Resort at Isla Palenque fica em uma ilha tropical privativa no Panamá. Com mais de 400 acres, o local concentra sete praias isoladas e uma rica história de importância geológica. As acomodações ficam a poucos metros da faixa de areia e seguem o estilo rústico, mas com muito luxo e conforto.

Assim como outros empreendimentos do tipo, o ecolodge tem padrões altíssimos de sustentabilidade. Além de adotar uma política de zero uso de plástico, a propriedade trabalha apenas com alimentos e produtos de higiene orgânicos. De quebra, conta com iniciativas para reduzir emissões de carbono e usa painéis solares para aquecimento de água.

 

Sobre o Juma Amazon Lodge

Localizado em Autazes, a 100 quilômetros de Manaus (AM), o Juma Amazon Lodge é 100% sustentável e conta com 20 bangalôs construídos sobre palafitas na copa das árvores. Sua infraestrutura inclui piscina de rio, restaurante, redário, torre de observação no meio da floresta com 31 metros de altura, museu com informações sobre a Amazônia e energia solar. Além disso, organiza passeios pela região com guias especializados.

Mais informações em www.jumalodge.com.br.