O número de aeródromos e de rotas aéreas regionais vem crescendo no Brasil. Atualmente, o país conta com 2.400 campos de aviação, o 2° maior número do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e a quantidade de voos regionais cresceu mais de 30% entre 2022 e 2024. Além disso, há um incentivo público, com programas como o Voo Simples e o Voa Brasil, que  aumentaram o tráfego em aeroportos menores. Contudo, toda esta expansão acelerada vem pagando o preço na qualidade de alguns serviços, principalmente no atendimento de acidentes. Dos 2.400 aeródromos, cerca de 100 são públicos comerciais, e o restante são privados ou de menor porte, onde faltam recursos para terem uma equipe de emergência adequada. Grande parte destas estruturas regionais sofrem com a falta de investimento e carência crítica de profissionais treinados e preparados para atuarem, impedindo que sigam a recomendação da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) e da Agência Nacional de AViação Civil (ANAC) para tempo de resposta a emergências, de idealmente, em até 3 minutos. Como resultado, apenas 5% dos aeroportos atendem as normas internacionais de resposta a emergências aeronáuticas.

 

       Buscando melhorar este cenário, o Grupo Med+ desenvolveu uma unidade móvel de treinamento tático, dedicada exclusivamente à formação de bombeiros de aeródromo, que irá percorrer todo o Brasil. O veículo, batizado de Med Truck, possui uma estrutura altamente tecnológica e oferece experiências de simulação imersiva, equipamentos de última geração e preparação para enfrentar situações críticas em operações. O objetivo do projeto é suprir justamente essa lacuna na preparação de profissionais, chegando a locais que sofrem com a baixa visibilidade e o pequeno orçamento. A iniciativa permite que aeroportos menores, bases militares, terminais regionais e até áreas de difícil acesso contem com treinamentos de padrão internacional sem a necessidade de construir estruturas físicas complexas, além de contribuir para a redução de riscos operacionais e elevar a segurança em voos civis e comerciais. “Nossa missão é mais que salvar vidas. É abrir caminhos. Com o Med Truck, formamos bombeiros nos rincões do Brasil, onde há talento, mas falta oportunidade.” afirma Diego Cabral, diretor de operações da Med+.

 

       Com mais de 300 bases de operações ativas e atuação em todos os grandes aeroportos do país, a empresa aposta no Med Truck como uma ferramenta para descentralizar a formação de bombeiros de campos de aviação e democratizar o acesso a oportunidades profissionais de qualidade. A proposta não é apenas para preparar tecnicamente os novos profissionais, mas também gerar impacto social profundo, formando turmas em comunidades vulneráveis e criando novas portas de entrada para o mercado de trabalho formal, além de atender uma demanda do mercado. “Estamos levando treinamento de elite para onde antes não havia acesso nem a equipamentos básicos. O Med Truck representa uma nova era na capacitação de bombeiros de aeródromo no Brasil”, completa Victor Reis, Presidente do Grupo Med+.