A segunda edição do Festival Gastronômico Sabores da Montanha, que teve início em 5 de julho e prossegue até 25 de agosto, vem proporcionando aos turistas que visitam a Serra da Mantiqueira durante o período de férias, o melhor da gastronomia típica da região. São dezenas de pratos elaborados exclusivamente para o evento, para deleite dos amantes da boa comida.

Grande parte dos estabelecimentos participantes seguiu à risca o mote do festival, que é a valorização da gastronomia típica regional. Com isso, alguns dos pratos são preparados com ingredientes frescos de produtores da própria cidade onde estão estabelecidos ou da região,

Quem ganha com essa valorização é o produtor artesanal, que consegue escoar a sua produção, e o público, que tem à mesa produtos frescos, orgânicos e de alta qualidade.

O 2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha tem patrocínio de Sun Mobi Energia SolarGWM Motors e Turismo Sul de Minas, com apoio de BaresSPHotel4YouReservaHora CampinasRegião de Mauá Convention & Visitors Bureau.

Conheça alguns dos pratos

Quem estiver em Campos do Jordão (SP), no Vale do Paraíba, para curtir o friozinho típico da estação, poderá aproveitar para conhecer o Vierah Restaurante, especializado em comida brasileira, que preparou para o festival o Medalhão de Filé Mignon ao molho gorgonzola com risoto de alho poró.

Essa incrível receita deste que é um dos pratos mais queridinhos dos brasileiros, caprichada pelo Chef Pablo Nascimento, é preparado com arroz arbório, alho poró, creme de leite, parmesão, manteiga e vinho branco seco.

Ao lado de Campos do Jordão, mais precisamente na vizinha São Bento do Sapucaí, conhecida pelo seu maior atrativo turístico, a Pedra do Baú, os amantes de uma boa pizza poderão aproveitar para experimentar a Pizza de Guanciale das Terras de Monã, da Pizzaria Fiore.

A pizza, outra iguaria queridinha dos brasileiros, é preparada com molho de tomates San Marzano, da Fazenda do Retiro; mozzarella, refogado de shimeji e fatias de guanciale das Terras de Monã, um restaurante de cozinha afetiva especializado em carne suína.

A pizza é finalizada com azeite Oliq, outra produtora local de São Bento do Sapucaí, que também está participando do festival.

Oliq também caprichou no prato e preparou para o público uma iguaria que homenageia a Serra da Mantiqueira e combina perfeitamente com o friozinho que vem sendo registrados todas as noites na região.

O Angu Mantiqueira é produzido com uma polenta de milho com queijo e fonduta de queijo Oliq, além de cogumelos da Mantiqueira, lâminas de abóbora, gremolata e ora-pro-nobis crocante. O prato pode ser degustado em um ambiente aconchegante, com vista para a serra. Antes, o público poderá realizar um tour pelos olivais, mediante agendamento.

Sul de Minas

Já quem estiver por Andradas, no Sul de Minas Gerais, região que também recebe uma grande quantidade de turistas nesta época do ano, também poderá experimentar uma comida típica mineira, o Lombo da Vó, do Café Bar da Preta.

Luciene Cândido, criadora do prato, prepara o lombo costurado feito a partir da fraldinha suína. Ele é conservado na banha e servido com couve e tomatinho saltitado no azeite, com abacaxi flambado na manteiga e batata doce frita.

A exemplo do ano passado, podem participar nesta edição, além de restaurantes, os gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, vinícolas, docerias, cervejarias, produtores artesanais e similares da região da montanha.

2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha

Data: 5 de julho a 25 de agosto de 2024

Local: Estabelecimentos gastronômicos das cidades participantes

Informações / Inscriçõeswww.saboresdamontanha.com.br

Telefone: (11) 9 3279-5275

Instagram@saboresdamontanha_br