O Dia Mundial do Vinho do Porto, um dos maiores ícones da viticultura portuguesa, é comemorado nesta sexta-feira (10). Este vinho, produzido exclusivamente na Região Demarcada do Douro, no norte de Portugal, é intenso em todas as características. Além da Denominação de Origem, este vinho recebe a adição de aguardente vínica (bebida feita por meio da destilação do vinho) durante o processo de elaboração, tornando um estilo único e tradicional. Para celebrar, o Empório Santa Maria selecionou uma série de opções deliciosas e requintadas que tem tudo a ver com a data:
Quinta do Crasto
Late Bottled Vintage (R? 329,00)
Late Bottled Vintage (R? 329,00)
O Late Bottled Vintage (LBV) é um vinho do Porto de uma só colheita, engarrafado após 4 a 6 anos de envelhecimento em tonéis de carvalho português. Caracteriza-se pela cor rubi escura, aromas a frutos vermelhos e boca com boa concentração e persistência. São engarrafados sem qualquer filtração, garantindo características e permitindo uma boa evolução na garrafa. Recomenda-se que sejam decantados antes de serem servidos. Harmoniza bem com sobremesas à base de chocolate, frutas vermelhas e queijos salgados.
Vinho Taylor’s Porto Tawny 10 anos
Fine Ruby (R? 143,90)
Chip DRY (R? 241,90)
Fine White (R? 147,90)
Fine Ruby (R? 143,90)
Chip DRY (R? 241,90)
Fine White (R? 147,90)
Taylor é uma vinícola familiar do Douro, reconhecida pela excelência dos Vintages e que durante os séculos vem contribuindo para o engrandecimento do vinho do Porto. O Tawny 10 Anos é envelhecido em cascos de madeira de aproximadamente 630 litros de capacidade, por uma média de 10 anos. Durante este tempo, perdem a cor escura inicial e ganham o delicado tom aloirado (“tawny”), do qual o vinho toma o nome. Aveludados e elegantes, combinando delicadas notas de madeira com ricos aromas de fruta madura. Contém aroma de frutos silvestres maduros com delicados frutos secos e subtis e melosas notas de chocolate, leite condensado caramelizado e madeira fina de carvalho. Já o paladar é macio e sedoso, cheio de figos maduros que persistem no longo final. Harmonização pode ser feita com queijos maturados, mix de nuts ou sobremesas à base de castanhas.
Vinho do porto Quinta das tecedeiras vintage 2014 (R? 199,00)
Situada na margem esquerda do rio Douro, na prestigiada sub-região de São João da Pesqueira, a Quinta das Tecedeiras foi lançada como marca em 2001. Este vinho tinto amadurece por 3 anos em barricas de carvalho, cuidadosamente feitas em cascos de carvalho francês usados, motivo pelo qual a cor adquire envolventes tons castanhos-escuros. Próprio para acompanhar um queijo azul como Roquefort. Caso prefira um doce então pode pedir um verdadeiro cheesecake que a harmonização será perfeita. Indicado servir a uma temperatura de 16-18°C para melhor aproveitamento.
Taylor’s Fine White (R?492,00)
O Taylor’s Fine White é um lote de vinhos produzidos a partir de uvas brancas, que crescem principalmente nas cotas mais altas do Vale do Douro. As castas usadas incluem a Arinto, Boal (Sémillon), Codega, Esgana Cão, Folgasão, Gouveio, Viosinho e Rabigato. Os vinhos estagiam em tonéis de madeira por cerca de três anos, onde adquirem suavidade e carácter. São depois lotados para produzir um vinho do Porto branco rico, num estilo tradicional encorpado e suave. O visual é dourado profundo, aroma rico e perfumado, com fruta doce e toques de mel e madeira. O paladar é encorpado, aveludado, longo e saboroso no final. Tradicionalmente servido fresco, como aperitivo. Também pode beber-se num copo alto, com gelo, água tónica e uma folha de hortelã. Acompanhado de amêndoas salgadas ou azeitonas, é o aperitivo perfeito.
Vinho do Porto Valdouro Porto Tawny (R? 99,00)
Elaborado com as melhores castas portuguesas cultivadas no alto Douro, este vinho revela a evolução com notas de figos secos, tâmaras e especiarias. Fundada em 1865 por Theodor Wiese e Dankert Krohn, dois jovens noruegueses que conheciam profundamente o vinho do Porto. No início, exportavam para Escandinávia e Alemanha, mas, em pouco tempo, conquistaram muitos outros países com seus vinhos de alta qualidade. Desde 1933 a empresa está aos cuidados da família Falcão Carneiro e é uma das poucas que estão em mãos portuguesas. Perfeito para ser apreciado sozinho ou com um tradicional pudim de leite.
Sobre o Empório Santa Maria
Fundado em 1993 pela família Piva de Albuquerque, o Empório Santa Maria trouxe o conceito de mercado gourmet para a cidade de São Paulo, reunindo um portfólio de itens premium que vão desde selecionadas hortaliças a ingredientes importados, como pães, vinhos, queijos, azeites e até peças de decoração. Não demorou para o Santa Maria tornar-se referência de sofisticação entre os mercados da cidade e destino certo para os amantes da boa gastronomia. Em 2007 o mercado foi adquirido pelo grupo St Marche, que comanda a gestão até hoje.
Serviço
Endereço: Av. Cidade Jardim, 790 – Jardim Paulistano, São Paulo
Telefone: (11) 3706-5211 e (11) 3706-5210
Horário de funcionamento:
Segunda à sábado das 7h às 22h
Domingos e feriados das 7h às 21h
Horário exclusivo para idosos: das 7h às 8h
Deixe um comentário